Chalé tecnológico construído em três dias, casa modular de alto padrão e loft automatizado entre as atrações de feira da construção no ES

todayjulho 9, 2025

Background

Segunda edição da ES Construção Brasil será realizada entre os próximos dias 16 e 18, no Pavilhão de Carapina, com 150 expositores, 50 horas de conteúdo e previsão de atrair 18 mil visitantes.

Um chalé tecnológico construído do zero em apenas três dias promete ser o destaque da segunda edição da ES Construção Brasil – feira que será realizada entre os próximos dias 16 e 18 de julho, no Pavilhão de Carapina, com a presença de mais de 150 expositores e previsão de reunir 18 mil visitantes. Quem for ao evento também poderá visitar uma casa de alto padrão construída a partir de módulos, sem alvenaria, e um loft totalmente automatizado feito com estrutura metálica e poliuretano.

O sistema de arquitetura modular utilizado para a montagem do chalé, que terá 20 metros quadrados e será construído durante a feira, consiste em módulos de encaixe pré-fabricados de concreto leve, o que permite que a obra seja rápida, pois são criados, modificados e substituídos de forma independente. Entre as vantagens do material estão a necessidade de menos mão de obra; uma obra limpa e organizada, sem desperdício de materiais; sustentável e com menor peso estrutural.

Além da velocidade na entrega do imóvel, a tecnologia ainda oferece isolamento térmico e acústico de alta performance. Um chalé de 40 metros quadrados custa, em média, R$ 150 mil. Wanderson Simonassi, diretor executivo da Simonassi Empreendimentos, uma das empresas do grupo bioModular, confirma a crescente demanda pela montagem de casas, galpões, igrejas e lojas comerciais no Espírito Santo.

“As estruturas que construímos têm sido usadas para locação com Airbnb e em locais como praias, montanhas e cidades. A construção se adapta muito bem ao clima e à temperatura das regiões”, explicou Simonassi.

Casa de alto padrão feita com MONOLEV

Uma casa de alto padrão construída sem uso de alvenaria. A inovação será apresentada pela expositora Isocil, indústria de EPS (Poliestireno Expandido) com 23 anos de experiência de mercado.

A edificação da casa será totalmente consolidada com Monolev, um painel monolítico composto por núcleo em EPS e revestido por duas malhas de aço galvanizadas e eletrosoldadas, unidas por mais de 240 pinos de conexão. O material pode ser utilizado na construção de casas, edifícios, galpões e entre os benefícios estão o baixo consumo de água, custo menor do que na alvenaria tradicional, conforto térmico, sistema antimofo e agilidade na construção.

Durante a feira, os visitantes poderão entrar na casa que terá 64 metros quadrados. Construções feitas com essa tecnologia garantem isolamento térmico e acústico, reduzindo em até 50% o consumo de ar-condicionado, de acordo com Leonardo Cypreste, gerente administrativo na Isocil.

Loft automatizado

O sonho de ter uma casa na praia, no campo ou nas montanhas já não é algo tão distante da realidade como no passado. Hoje é possível receber um loft pronto e totalmente automatizado no seu endereço e, se decidir mudar, poder transportá-lo até mesmo em uma carreta. A solução prática e sofisticada, feita a partir de estrutura metálica e painéis de fibra de poliuretano, também será um dos destaques da feira.

A casa, um produto da empresa Locares, terá 24 metros quadrados de área interna com suíte, cozinha, sala e banheiro. A varanda terá a mesma medida do interior, sendo tudo projetado para atender às necessidades do dia a dia de forma otimizada. O imóvel modular é entregue preparado com instalações elétricas, hidráulicas, além da possibilidade de ser automatizado com sistema de TV, som e iluminação.

O arquiteto Heliomar Venâncio assina o projeto do loft da expositora Locares e conta que estruturas modulares estão disponíveis no mercado há algum tempo. Porém, a nova tendência é o uso como moradia. “Em geral, os módulos são usados para atender demandas de empresas que necessitam de um almoxarifado, vestiário para funcionários, escritório para área de obras e lojas. Mas, atualmente, tem crescido a demanda por residências práticas, leves e sustentáveis. Um loft pode ser construído em até 15 dias, de acordo com o projeto, e segue direto da fábrica para o endereço do cliente”.

A feira

A segunda edição da ES Construção Brasil terá uma programação diversificada, com palestras técnicas e motivacionais, rodadas de negócios e batalha de startups construtechs. A expectativa é gerar R$600 milhões em negócios, no prazo de um ano.

A entrada e o estacionamento são gratuitos e as inscrições podem ser feitas por meio do site https://esconstrucaobrasil.com.br/.

A feira é realizada pelo Sinduscon-ES, organizada pela Vozes, com a correalização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). Os patrocinadores são: Crea-ES, Banestes, Bandes, Sicoob, MRV e ES Gás. O evento conta ainda com o apoio do Sebrae-ES, Findes, Sesi, Senai, Aderes, Mútua, Confea, CAU, Acomac/Sindimat, Marca Ambiental, Quality Hotel Aeroporto Vitória e Let’s Atlântica.

2ª ES Construção Brasil
Data: 16 a 18 de julho
Horário: 14h às 21h
Local: Pavilhão de Carapina
Realização: Sinduscon-ES
Informações e inscrições: https://esconstrucaobrasil.com.br/

Entrada e estacionamentos gratuitos

Written by: wpusername1264

Rate it

Previous post